Os estilos das principais bancas organizadoras do Brasil
Agora falarei das principais bancas organizadoras de concursos públicos, tentarei passar para você algumas dicas e macetes referentes a cada uma delas, logo abaixo colocarei a lista de todas elas em seguida explicarei.
- Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB)
- Escola de Administração Fazendária (Esaf)
- Fundação Carlos Chagas (FCC)
- Fundação Cesgranrio
- Fundação Vunesp
O G1 consultou especialista na área de concurso público para falar das cinco principais bancas organizadoras do país, segundo eles, é fundamental o prévio estudo por parte dos candidatos das provas anteriores para justamente poderem ir se adaptando aos diferentes tipos de exames. No meu artigo “Por que estudar a banca organizadora?” você poderá se aprofundar um pouco mais sobre isso, La eu falo sobre esse sentido da importância do estudo da banca responsável pelo concurso, mais voltando ao assunto.
Agora sim falarei das descrições de cada uma listada anteriormente.
Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB)
Possuindo questões do tipo certo ou errado. Possibilitando 50% de chance de acerto onde cada questão poderá estar certa ou errada. Para cada questão que o candidato errar anula uma certa e para questão em que o candidato deixar em branco não serão computadas. Suas questões não são formuladas por matérias e sim na junção das matérias, podendo aparecer uma questão que o entendimento do texto precise você saber, por exemplo, português e matemática.
Predominam questões com grau de dificuldade média, mesmo também apresentando questões fáceis e difíceis.
Ela não costuma cobrar todo o assunto, mais sempre foca uma parte do todo, então resolva questões anteriores e inicie seus estudos pelos principais tópicos.
Como sua organização não é feita por disciplina, o candidato deve resolver inicialmente as questões que ele achar mais fáceis, sabendo que como as questões erradas prejudicam a pontuação final evitar chutes ao máximo.
Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Normalmente suas questões são do tipo múltipla escolha. Sendo forte, questões com uma dificuldade média e difícil.
Como realizam muitos concursos, suas questões básicas são bem parecidas, assim aconselho a estudar provas anteriores de português, informática, raciocínio lógico, direito constitucional e matemática e quando iniciar os estudos das matérias específicas de foco aos assuntos mais importantes.
O sistema de elaboração é feito de uma maneira que mesmo o candidato muito bem preparado não terá tempo para resolver todas as questões por serem em sua grande parte muito trabalhosas, então a dica é resolver as questões que você achar mais fáceis de todas as matérias deixando as mais complexas e trabalhosas por ultimo se houver tempo.
Fundação Carlos Chagas (FCC)
Normalmente questões de múltipla escolha, com questões de grau médio e difícil.
Estudar provas anteriores é fundamental porem a FCC pergunta sobre todo o assunto programático ai ao invés de estudar apenas os assuntos mais importante, aconselho a estudar tudo.
Sua organização na prova é feita por disciplinas, então, resolva as mais fáceis da material que você tem mais facilidade depois passando para a mais fáceis das demais matérias deixando por ultimo as questões mais trabalhosas e difíceis.
Fundação Cesgranrio
Sua prova tipicamente são com questões de múltipla escolha, predominando questões de dificuldade médias também aparecendo questões fáceis e difíceis.
Com a realização de muitos concursos suas questões básica são muito parecidas com outros concursos aplicados assim quando for estudar matérias específicas dê preferência para os assuntos mais importantes.
Como em suas provas as questões vêm organizadas por disciplina, inicie resolvendo as questões mais fáceis das disciplinas e que tiver mais facilidade e, a seguir, as questões mais fáceis das demais disciplinas. Só então resolvas as questões mais difíceis e trabalhosas.
Fundação Vunesp
Geralmente, questões do tipo múltipla escolha.
Predominam questões com grau de dificuldade média, apesar de também apresentar questões fáceis e difíceis.
Ela costuma perguntar sobre todo o conteúdo programático do concurso. Por isso, é interessante estudar todo o programa do concurso e não somente os tópicos principais.
Como em suas provas as questões vêm organizadas por disciplina, inicie resolvendo as questões mais fáceis das disciplinas e que tiver mais facilidade e, a seguir, as questões mais fáceis das demais disciplinas. Só então resolvas as questões mais difíceis e trabalhosas.
Fonte: Carlos Alberto De Lucca, coordenador geral do curso preparatório Siga Concursos
0 comentários:
Postar um comentário