O ciclo de vida de vida dos documentos – A teoria das três idades
A vida dos documentos tem três períodos:- ativos
- semiativos
- inativos
O período
ATIVO diz respeito ao período em que este se conserva no arquivo
corrente de uma instituição. É o período durante o qual os documentos ativos
são indispensáveis a manutenção das atividades cotidianas de um administrador.
Com utilização freqüente, devem permanecer o mais perto possível do utilizador
ou, em caso de encontrarem em ambiente informático, ser de fácil e rápida
acessibilidade.
Quando
termina o seu período de atividade, os documentos tornam-se SEMIATIVOS,
entrando no segundo período da sua vida, o período da semi-atividade pressupõe
que os documentos devem ser conservados em arquivo intermédio por razões
administrativas, legais ou financeiras, mas não tem de ser usados para
assegurar a atividade cotidiana de uma administração.
Após o
período de semiativos,os documentos passam p/ o período de inatividade,no qual
os documentos inativos deixam de ter valor previsível para a organização que os
produziu.É o período que se determina a eliminação ou conservação como arquivo
definitivo(permanente),ou seja,é o período em que se determina o valor de
testemunho e informativo de um documento.
A teoria
das 3 idades dos documentos tenta determinar qual o ciclo vital dos documentos
partindo da sua freqüência de utilização e do seu valor probatório,informativo
e testemunhal.
Tipos de
Arquivos
- Arquivo Corrente- é constituído de documentos vigentes,usado com freqüência.
O arquivo
corrente tem valor primário ou administrativo ele caracteriza-se por estar
vinculado aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos ou recebidos
em virtude das atividades pertinentes, outra peculiaridade é o seu uso
constante dentro do órgão que o produziu.
Ex: os
processos em andamento dentro de um órgão público, os memorandos, as circulares
e etc.
- Arquivo Intermediário- é constituído por documentos vigentes ,com prazo precaucional longo e de referencia ocasional e pouca freqüência de uso,com acesso publico mediante autorização do órgão produtor.
Também
denominado de arquivo secundário trata-se do conjunto de documentos oriundos do
arquivo corrente que estão com baixo freqüência de uso, aguardando sua
destinação final podendo ser destacado ou recolhido para arquivo permanente.
Ex:
regulamentos.
- Arquivo Permanente – é constituído de documentos que perderam a vigência administrativas porem são providos de valor secundário.eles formam os arquivos históricos.
É o
conjunto de documentos arquivados em caráter definitivo devido ao seu valor
histórico, informativo ou probatório, por isso, estes documentos não podem ser destacados.
A
passagem dos documentos de um arquivo para o outro:
CORRENTE → INTERMEDIÁRIO = TRANSFERÊNCIA
INTERMEDIÁRIO → PERMANENTE = GUARDA
OU RECOLHIMENTO
CORRENTE → PERMANENTE
Protocolo/Recepção de
documentos
A entrada
de documentos na instituição é realizada pelo setor de protocolo ao qual
compete, entre outras incumbências, receber os documentos e fomentar a
sua expedição e tramitação.
Todos os
documentos ou processos, para entrarem em autarquias instituições e outros
serão recebidos obrigatoriamente pelo setor de protocolo ou pelas unidades
protocolizadas.
O prazo
para permanência de documentos e processos no setor de protocolo será 48 horas
contadas a partir da data e hora de seu recebimento.
Eles (documentos) devem ser
registrados
O
registro de documentos por protocolização consiste em gravar no documento o
numero do registro de entrada, data e horário, por meio de carimbo ou aparelho
protocolizado.
Documento
de natureza particular (panfletos, prospecto, avisos convites, informes
publicitários, faturas, nota fiscais, duplicatas, extrato e aviso bancário) não
devem ser registrados, mais encaminhados diretamente aos destinatários, salvo
se implicarem decisão administrativa.
Arquivar
Arquivar
não é apenas organizar fisicamente os documentos produzidos por uma
instituição, mais é principalmente, a sua organização lógica funcional.
Arquivar,
portanto, é organizar a documentação produzida e recebida por uma instituição
de forma que a informação nela contida possa ser resgatada com agilidade.
Os
documentos produzidos por uma instituição podem receber ainda outra divisão, de
acordo com a função que nela exerce. Assim, podem ser documentos de atividade
meio ou documentos de atividade fim.
- Documentos de atividade meio: documentos que refletem um conjunto de operações que uma instituição leva a efeito para auxiliar e realizar o desempenho de suas atribuições específicas, o que resulta na acumulação de documentos de caráter instrumental e acessório.
Ex:
freqüência de funcionário, notas fiscais, livros contábeis, etc.
- Documentos de atividades fim: documentos que refletem o conjunto de operações que a instituição leva a efeito para desempenho de suas atribuições específicas, o que resulta na acumulação de documentos de caráter substantiva para seu funcionamento.
2 comentários:
Boa essa sua dica referente aos 03 documentos, que vem em muito ajudar quando dizes assim:
13 de setembro de 2011 às 19:49É o conjunto de documentos arquivados em caráter definitivo devido ao seu valor histórico, informativo ou probatório, por isso, estes documentos não podem ser destacados.
A passagem dos documentos de um arquivo para o outro:
CORRENTE → INTERMEDIÁRIO = TRANSFERÊNCIA
INTERMEDIÁRIO → PERMANENTE = GUARDA OU RECOLHIMENTO
CORRENTE → PERMANENTE
Obrigado, a idéia é essa ajudar quem tambem se prepara para concursos ou apenas busca conhecimento.
14 de setembro de 2011 às 10:24Postar um comentário