Compras Empresariais
As formas mais comuns são as solicitações de compras (ou requisição de compras).
*MRP (materials requeriment planning ou
planejamento das necessidades de materiais), é a técnica que permite determinar
as necessidades de compras dos materiais, que serão utilizadas na fabricação de
certo produto.
*Just-in-time é um método de produção com o
objetivo de disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura apenas
quando forem necessários p/ que o custo de estoque seja menor. É suprir
produtos p/ linha de produção, depósito ou cliente apenas quando eles são
necessários.
*Reposição Periódica ou intervalo padrão, é
quando decorrido um intervalo de tempo preestabelecido, um novo pedido de
compra para certo item de estoque é emitido. Para determinar quanto deve ser
comprado no dia da emissão do pedido, verifica-se a quantidade ainda disponível
no estoque, comprando-se o que falta para atingir um estoque Maximo também
previamente determinado.
*Reposição contínua ou sistema do ponto de
pedido ou lote padrão é o mais popular método utilizado nas fábricas e
consiste em disparar o processo de compra quando o estoque de certo item
atingir um nível previamente determinado. No sistema de reposição continua, o
ponto de pedido é calculado em função do consumo médio e do prazo de
atendimento.
*Caixeiro viajante consiste em um vendedor
visitar os clientes e verificar no local se está faltando mercadoria no estoque
para que ele, em comum acordo com o cliente, tire o pedido. O sinal de demanda,
no caso a falta de mercadorias é identificado pelo caixeiro viajante, com a
resolução das comunicações, este sistema esta desaparecido. Nos contratos de
compra o processo de compra é iniciado em função de uma necessidade de
produção. No contrato de fornecimento, quando o material se faz necessário, o
próprio computador emiti e envia a ordem de compra chamado de contrato de
fornecimento.
O departamento de compras ganha mais visibilidade
dentro da organização quando começam a ver:
- O que;
- Quanto;
- Quando e;
- Quando comprar.
Assim começa a assumir condição de sobrevivência.
Duas estratégias operacionais que irão definir as
estratégias de aquisição de bens materiais.
→Verticalização – quer dizer que a empresa
produzirá tudo o que puder, o pelo menos tentará produzir.
Ex: A Ford, que produzia aço, o vidro, centenas de
componentes, pneus e até a borracha para a fabricação dos seus automóveis.
→Horizontalização – consiste na estratégia de
comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou
os serviços de que necessita.
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