terça-feira, 13 de setembro de 2011

Compras Empresariais

As formas mais comuns são as solicitações de compras (ou requisição de compras).

*MRP (materials requeriment planning ou planejamento das necessidades de materiais), é a técnica que permite determinar as necessidades de compras dos materiais, que serão utilizadas na fabricação de certo produto.

*Just-in-time é um método de produção com o objetivo de disponibilizar os materiais requeridos pela manufatura apenas quando forem necessários p/ que o custo de estoque seja menor. É suprir produtos p/ linha de produção, depósito ou cliente apenas quando eles são necessários.

*Reposição Periódica ou intervalo padrão, é quando decorrido um intervalo de tempo preestabelecido, um novo pedido de compra para certo item de estoque é emitido. Para determinar quanto deve ser comprado no dia da emissão do pedido, verifica-se a quantidade ainda disponível no estoque, comprando-se o que falta para atingir um estoque Maximo também previamente determinado.

*Reposição contínua ou sistema do ponto de pedido ou lote padrão é o mais popular método utilizado nas fábricas e consiste em disparar o processo de compra quando o estoque de certo item atingir um nível previamente determinado. No sistema de reposição continua, o ponto de pedido é calculado em função do consumo médio e do prazo de atendimento.

*Caixeiro viajante consiste em um vendedor visitar os clientes e verificar no local se está faltando mercadoria no estoque para que ele, em comum acordo com o cliente, tire o pedido. O sinal de demanda, no caso a falta de mercadorias é identificado pelo caixeiro viajante, com a resolução das comunicações, este sistema esta desaparecido. Nos contratos de compra o processo de compra é iniciado em função de uma necessidade de produção. No contrato de fornecimento, quando o material se faz necessário, o próprio computador emiti e envia a ordem de compra chamado de contrato de fornecimento.

O departamento de compras ganha mais visibilidade dentro da organização quando começam a ver:
  • O que;
  • Quanto;
  • Quando e;
  • Quando comprar.
Assim começa a assumir condição de sobrevivência.

Duas estratégias operacionais que irão definir as estratégias de aquisição de bens materiais.

→Verticalização – quer dizer que a empresa produzirá tudo o que puder, o pelo menos tentará produzir.

Ex: A Ford, que produzia aço, o vidro, centenas de componentes, pneus e até a borracha para a fabricação dos seus automóveis.

→Horizontalização – consiste na estratégia de comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Na Saga Concursos | by TNB ©2010