terça-feira, 13 de setembro de 2011

Recurso de material

A administração de recursos patrimoniais cuida de uma parte dos materiais, ou seja, dos recursos patrimoniais ( os bens necessários para a empresa operar, criar valor e proporcionar satisfação ao cliente).

Os recursos materiais e patrimoniais são geridos separadamente por causa de sua complexidade.

Recurso é tudo aquilo que gera ou tem capacidade de gerar riqueza, no sentido econômico do termo.

Material é a designação genérica de móveis, equipamentos, componentes sobressalentes, acessórios, utensílios, veículos em geral, matérias- primas e outros bens utilizados ou passíveis de utilização nas atividades da entidade.

Material permanente tem duração à dois anos, levando-se em consideração os aspectos de durabilidade, fragilidade, perecibilidade, incorporabilidade e transformabilidade.

Carga patrimonial é o conjunto de materiais permanentes sob a responsabilidade do titular de uma unidade administrativa.

Registro patrimonial (registrar é cadastrar o bem em alguma planilha ou programa específico descrevendo suas características e todas as informações sobre o bem.

Tombamento é incluir um bem no “controle de patrimônio” da entidade colocando uma etiqueta com código no bem. Os itens que não poderem ser tombados serão relacionados, entretanto, todos os que puderem ser tombados, deverão ser.

O tombamento auxilia a existência de controles dos bens instalados na instituição.

RESPONSABILIDADE

É dever de o servidor zelar pela conservação, guarda e uso do material que lhe for confiado, sendo responsabilizado por desaparecimento, bem como por dano que causar ao mesmo, esteja ou não sob sua guarda.

O servidor será responsabilizado por desaparecimento, bem como por dano que causar ao patrimônio que estiver sob sua responsabilidade, esteja ou não sob sua guarda.

→Cabe exclusivamente ao departamento de material e patrimônio a guarda do material permanente, ocioso, recuperável, irreparável ou antieconômico.←

A administração do material corresponde no seu todo ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de toda as tarefas necessárias a definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados as atividades operacionais de uma organização. Essas atividades são:
  • Compras;
  • Cadastramento;
  • Recebimento;
  • Armazenagem;
  • Transporte;
  • Gestão de estoque;
  • Requisição de materiais;
  • Inventário.

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